quinta-feira, 28 de maio de 2009

NOSSOS HOTEIS


Bom gente.

Depois de tudo que aconteceu, nosso querido vô Alcides descansou.
Fica aqui o nosso saudosismo e nossa saudade, mas com certeza hoje ele está muito melhor que nós, e muito embora não terem se conhecidos neste plano terreno minha mãe querida deve estar dando todo o apoio e ajuda que o vô estiver necessitando.

Mas voltando ao assunto AVENTURA NO PERÚ, hoje a nossa amiga Analú nos enviou a listagem das nossas acomodações na terra dos Incas. Assim vou colocar aqui a nominata e também os links para quem quiser dar uma olhadinha.

A primeira parada será no HOTEL MARIEL, no famoso bairro de Miraflores em Lima.
Ficaremos em Lima nos dias 18, 19 de julho.

Hotel Mariel

Depois disso, partiremos para Cuzco para ficarmos do dia 20 até o dia 22. Nossa morada no UMBIGO DO MUNDO será o HOTEL IMPERIAL CUSCO.
Sugestivo né? Já que Cuzco era a capital do império Inca.

Imperial Cusco

Claro que o principal objetivo da nossa viagem é a visita a MACHU PICCHU, então ficaremos no dia 23 na pequena cidade de AGUÁS CALHENTES, que é situada no pé da montanha.
Lá ficaremos no HOTEL INTI PUNKU, este hotel é bem simples já que a cidade também é.

Inti Punku

Dia 24 à 26 estaremos em PUNO, para conhecer o LAGO TITICACA, quem sabe até passar uma noite em LOS UROS? Vamos ver, mas a principio vai ser no CASONA PLAZA.


Casona Plaza

Bom gente, a principio é isso.

Até o próximo post.

Junior (Pé)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sentirei saudade meu amigo!!!

Hoje amigos, vou pedir licença pra falar de uma pessoa que deixou este plano na segunda-feira, o Sêo Alcides Soares, meu avô querido. Esta pessoa tão especial para todos da nossa família e pra centena de amigos que se fizeram presente numa terça a tarde no seu velório e com certeza pra muitos também que infelizmente não puderam comparecer. A Família Soares agradece muito ao carinho de todos e as palavras de compaixão neste momento.



O Alcides, este Alcides, foi um guerreiro... lutou desde cedo pra viver, ficou orfão com 12 anos, perdeu o pai com a tal Febre Tifóide, era o mais velho dos irmãos, e desde então, como naquele tempo na zona rural, tudo era decidido pelos homens, ele teve que tomar as rédeas da família e ajudar muito minha bisavó. A ganância dos homens neste momento, pode mostrar a sua horrível face... Os vizinhos, e até tios, tiraram o pouco que tinham para o sustento, uma carroça e uma vaca de leite, pois a casa já era arrendada na estância de algum poderoso da época.

Viúva, com muitos filhos e na miséria, minha bisavó estava perdida e logo meu avô com 12 anos virou mais uma vítima do trabalho infantil, foi cortar arroz em lavouras distantes, passando por vários perrengues.

Passou frio no Taim e no banhado do Colégio e muitas vezes deixou de comer para que a mãe pudesse alimentar os irmãos menores.

Minha bisavó, acabou tendo um filho com outro homem depois disso, um homem que na verdade nunca assumiu seu filho e minha bisa na época acabou ganhando a alcunha de "vagabunda", então meu avô além de pobre, passando frio e fome, ainda sofreu muito preconceito.

Mas ele nunca deixou se abalar, trabalhou muito e lutou muito... e nunca na sua vida foi uma pessoa fora da linha...

Além de meu avô, ele foi meu contador de histórias, era capaz de me deixar horas na sua frente contando as histórias de alguém que foi criado num outro tempo, onde elas eram contadas detalhadamente, e esse era um talento dele, era demais... SENTIREI MUITA FALTA!!!

Ele era meu conselheiro, sempre com uma palavra certa e uma dica de quem tem a experiência de ter vivido uma vida com muitas dificuldades.

Graças a ele, tenho esse orgulho de ser gaúcho, pois ele sim, como disse no meu casamento, que muito me alegrou poder contar com a ilustre presença dele... É O HOMEM MAIS GAÚCHO QUE CONHEÇO, alguém que se orgulhava das bombachas que usava e que levou toda a família pro seio da tradição gaúcha.

Criou 8 filhos ao lado da Dona Guilhermina, todos eles bem criados, com seu trabalho e pessoas de bem.


Sêo Alcides e D. Guilermina com a prole toda

Vou citara aqui cada um dos seres de sua prole, pois era um motivo de muito orgulho dele

O Sêo Alcides Soares e a Dona Guilhermina Duarte Soares tiveram 8 Filhos.. 13 Netos.. e até o momento tem.. 5 bisnetos.. mas nós como bom Soares aumentaremos esse número...


Filhos (Netos [bisnetos] )


- Daisy (Márcio [Lucas e João], Michael e Marcelo);

- Maria (Adriane [Julia] );

- Sílvio (Everton [Maria Eduarda] )

- Soni (Luan)

- Cleni (Alessandra [Jennifer] e Roger)

- Antônio (Karina, Vinicius e Jussana)

- Sadi (Jaqueline)

- Idê (Peterson)

Vô fica sabendo que onde tu estiver, cada um de nós Soares que criastes... tem muito a agradecer e dizer que deixarás uma imensa saudade, mas que as lembranças de ti e de todas histórias que nos contaste, preencherá este vazio e que toda vez que sentir saudade tua, ao invés de me entristecer, sentirei orgulho de poder ser teu neto e pode seguir a família com teu SANGUE GUERREIRO.

Tomara que em nossa jornada evolutiva, eu tenha a chance de te encontrar sempre... E aí em cima convida o Véio Marico (outro avô que me deixou a 21 anos) para aquele chimarrão bem cevado e contem mais uma história um pro outro.

Fique em paz... e nos cuide como sempre aí de cima!!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

FALTA 2 MESES

Pois é gente!

Ficamos vários dias sem postar aqui, mas não foi por desleixo ou preguiça não, é que as coisas andaram bem turbulentas nestas ultimas duas semanas para mim.

Alem do trabalho durante o dia aqui no meu escritório, tenho uma empresa que presta assessoria na área de perícia contábil à empresas e advogados também dou aulas em duas noites por semana da FARGS – Faculdades Riograndeses.

Então, como qualquer trabalho autônomo o escritório me consome várias horas de trabalho diárias, as aulas também dão um certo trabalho pois tenho que semanalmente corrigir exercícios e preparar as aulas. É povo, vidinha de professor não é só esta maravilha que vcs pensão não.

E mais, neste semestre estou orientando dois alunos nos seus trabalhos de conclusão de curso, então semanalmente temos reuniões para analise do TCC. Não é fácil não querido! Rsrsrsrrs

E nestas duas ultimas semanas meu pai andou meio adoentado, então tive que dar assistência para o veio tb né.

Gente, não é reclamando não viu, até pq de trabalho não se reclama nunca, mas é só uma explicação sobre o meu aparente abandono do blog.

Mas essa correria toda só faz aumentar ainda mais a minha vontade de fazer essa grande aventura, e não tinha percebido isso mas hj, exatamente hj, faltam 2 meses para o embarque. Pois e, hj é dia 18 de maio e estaremos no Salgado Filho no 18 de julho embarcando.

Sábado, 18 de julho estaremos no voo TAM JJ 3294 de POA com destino a São Paulo (Guarulhos), embarque: 1:00pm e estimativa de chegada 2:35 pm.

E de São Paulo embarcaremos no voo TACA PERU 0130 com destino a LIMA (Peru) com saída as 5:55pm e estimativa de chegada as 9:00pm (duração do voo 5 horas e 5 minutos)

Mas podem perguntar: mas das 5:55 até as 9:00 não é 3 horas e 5 minutos?

Sim sim, matematicamente seria, mas não podemos esquece que existem duas horas de diferença de fuso do Brasil para o Peru, então estaremos chegando as 21 horas no Peru, mas no Brasil será 23 horas já!

Temos que nos acostumar com isso né?

Bom, passei aqui só para dar uma explicação do meu desaparecimento.

Até Mais

Junior (Pé)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Futebol... - No Peru sou San Martin agora hehehe

Pessoal,

sabe como é... conversamos sobre danças, viagens e vários outros assuntos, mas o futebol sempre tem um espaço garantido... outro dia falando com um grande amigo, a primeira coisa que ele me perguntou foi.. e o futebol... vocês vão achar algum pra ir por lá???


La Inchada Peruana

Pois bem, a nossa vontade de ver uma partida de futebol é muito grande, visto que iremos passar por Lima e Cuzco que tradicionalmente tem grandes clubes, como é o Alianza Lima, o Sporting Cristal e o Cienciano... Mas pelo que já vimos das tabelas de futebol é um pouco complicado.


Estádio Monumental de Lima


Mas além de ver a tabela de jogos, fui dar uma pesquisada sobre esse tal futebol peruano.

O Futebol no Peru é organizada pela Federación Peruana de Fútbol (fundada em 23 de agosto de 1922), a entidade máxima do futebol no Peru e da Seleção Peruana de Futebol. A Federación Peruana de Fútbol é responsável pela organização do Campeonato Peruano de Futebol e da Copa Peru.


Seleção

A Seleção Peruana de Futebol, cuja estréia aconteceu em 1927, representa o país nas competições de futebol da FIFA. Os maiores títulos do futebol peruano foram duas conquistas da Copa América em 1939 e 1975. Seu melhor resultado em Copas do Mundo foi um 8º lugar em 1970. Em Olimpíadas seu melhor resultado foi um 5º lugar em 1936, em Berlim.


Clubes

O Club Universitario de Deportes é o maior campeão nacional, com 24 títulos. Os demais clubes peruanos de futebol próximos ao maior campeão são Club Alianza Lima, com 22 títulos, Club Sporting Cristal com 15 e Sport Boys Association com 6.


Sporting Cristal


Alianza Lima


Títulos

Foram campeões do Peru

25 títulos
- Universitario de Deportes

22 títulos
- Alianza Lima

15 títulos
- Sporting Cristal

6 títulos
- Sport Boys

4 títulos
- Deportivo Municipal

2 títulos
- Club José Gálvez,
- Lima Cricket,
- Atlético Chalaco,
- Mariscal Sucre
- Unión Huaral

1 título
- Club Jorge Chávez,
- Sport Juan Bielovucic,
- Sport Inca,
- Sport Progreso,
- Centro Iqueño,
- Colegio San Agustín,
- Defensor Lima,
- Melgar
- Universidad San Martín

O mais curioso de tudo é que o Cienciano é o único clube campeão de uma competição oficial da Conmebol, foi campeão da Copa Sul-americana em 2003.

Campeonato Peruano de Futebol 2009

O campeonato peruano está sendo disputado por 16 clubes, abaixo a lista com a cidade e o nome do estádio.


Clique na imagem para ver maior


Links









Para finalizar.. segue a tabela atualizada do campeonato Apertura 2009


Clique na imagem para ver maior

Demorei um pouco pra fazer esse post... quis dar uma riqueza de detalhes maior... espero que gostem!!!





domingo, 3 de maio de 2009

Danças e instrumentos de Perú

Continuando neste mesmos assunto que é as danças tradicionais peruanas, por óbvio que achei que essas danças são muito mais antigas do que se espera.

Graças a recentes descobrimentos arqueológicos de instrumentos musicais, se sabe que em Perú a música se remonta pelo menos uns 10.000 anos de antigüidade. Dessa longa tradição provêm as “quenas”, as “zampoñas”, os “pututos” (trombetas de conchas marinhas) e uma grande variedade de instrumentos de vento em cuja fabricação se emplearam materiais como cana, barro, osso, cornos e metais preciosos, assim como diversos instrumentos de percusão. Mediante o contato com Ocidente se tem incorporado grande quantidade de instrumentos, os mesmos que têm sido criativamente adatados às necessidades rítmicas e tonais de cada região do país. As amostras mais evidentes são as numerosas transformações que têm operado na harpa, o violino e a viola na serra peruana.

Demonstração do toque de Carón

O carnaval

E para a minha surpresa lá também tem carnaval, deve ser um pouco diferente do nosso é claro mas deve ser muito bonito de se olhar também. Mas é uma dança que, com variações regionais, é dançado em todo o Peru, especialmente nas zonas rurais de Puno, Cajamarca e a Amazonia. A execução deste baile é realizada em grupos carnavalescos que saem pelas ruas acompañadas pelos seus próprios músicos. As letras das canções, com uma excelente rima, são em muitos casos pícaras, satíricas e muito alegres (acho que deve ser bem parecido com os blocos de carnavais dos anos 50 e 60). Violões, acordeões, mandolinas, tambores andinos (tinyas e tamboriles) e charangos sãos os instrumentos mais utilizados para a sua execução.O encontro do andino com o ocidental tem dado origem em Perú a mais de 1.300 gêneros musicais. Mas dois deles têm ultrapassado o âmbito regional e tem-se convertido em símbolos da identidade peruana: o huayno e a marinera.
Na atualidade continúam a assimilação de novos instrumentos -como sintetizadores, violas elétricas, baterías e harmônicas- e a criação de novos géneros, como a “chicha” ou “cumbia” (lembram da dancinha do Carlito Tevez?), que permitem à música peruana se-abrir a novas influências, para se extender, nacional e internacionalmente, além do espaço reservado ao vernacular. Esta capacidade para a fusão e inovação musical exprime vivamente a força integradora e o caráter dinâmico da cultura peruana.


Ta melhor que o carnaval de Pelotas!

Então é isso pessoal, até o próximo post, acho que é quinta feira!

Junior (Pé)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe Suína - Preocupação Mundial

Ai galera,

estou agora aqui me perguntando e caindo na real dessa gripe suína, essa "pandemia", estou buscando informações sobre casos suspeitos no Brasil e no Peru.

Pois é, no Brasil segundo o Jornal Nacional, existem 41 suspeitas, espalhado por vários estados (os mais variados), felizmente nenhum no RS. Mas na América do Sul foi confirmado um caso de uma passageira Argentina, oriunda do México e Panamá, que fez escala no Peru, ou seja, o primeiro caso de Gripe Suína na América do Sul, foi exatamente no nosso destino.


População mexicana assustada

Hoje a tarde o ministro da saúde Peruano, o senhor Oscar Ugarte negou a existência da gripe suína no Peru, conforme matéria abaixo..

"LIMA - O ministro peruano da Saúde, Oscar Ugarte, disse nesta quinta-feira à Reuters que foi descartado o caso de gripe suína da argentina, que previamente havia sido confirmado. "É um caso de influenza tão virulento como outros casos, mas não é (gripe) suína", disse Ugarte. O ministro havia informado na quarta-feira que exames de laboratório local tinham determinado que ela apresentava a nova cepa do vírus H1N1 da gripe suína, que surgiu no México e se disseminou por diversos países. A mulher, de 27 anos, desembarcou na terça-feira em Lima. Ela viajava em um voo da companhia Copa Airlines, que partiu do Panamá com destino direto a Buenos Aires. O avião fez uma escala em Lima depois que a tripulação detectou que a passageira apresentava febre alta e espirrava. (Reportagem de Teresa Céspedes) "


Tomara que essa gripe suína não se propague com os orgãos de saúde e sanitários estão estimando.

Aproveitei também pra me informar sobre a febre amarela no RS, e segundo os especialistas só há necessidade de vacinação para quem habita ou irá para lugares perto de matas, beiras de rios e lagos, pois o mosquito que transmite é o emagogo, o nosso famoso borrachudo. Existem vários postos de saúde da região metropolitana aplicando a vacina, mas atenção, a prioridade é pra quem vai viajar ou mora perto dos lugares de risco, e a vacina só imuniza a partir do 10º dia depois da aplicação.



O mosquito mais uma vez é o vilão

Outro alerta feita pelos orgãos de saúde é para que não matem os bugios, pois ao contrário do que se pensa, ele não é agente transmissor e sim o animal que é o nosso sentinela, através da morte dele é que os sanitaristas tem noção de onde o vírus da febre amarela está.


Não matem o bugio véio gaúcho

Eu e o Pé temos que tomar, essa semana vou fazer a minha, pois para ir para o Perú é obrigatório.

CLIQUE AQUI para ver o informativo oficial do Ministério da Saúde, sobre a Gripe Suína, ou Influenza como está sendo chamada em alguns lugares.