domingo, 3 de maio de 2009

Danças e instrumentos de Perú

Continuando neste mesmos assunto que é as danças tradicionais peruanas, por óbvio que achei que essas danças são muito mais antigas do que se espera.

Graças a recentes descobrimentos arqueológicos de instrumentos musicais, se sabe que em Perú a música se remonta pelo menos uns 10.000 anos de antigüidade. Dessa longa tradição provêm as “quenas”, as “zampoñas”, os “pututos” (trombetas de conchas marinhas) e uma grande variedade de instrumentos de vento em cuja fabricação se emplearam materiais como cana, barro, osso, cornos e metais preciosos, assim como diversos instrumentos de percusão. Mediante o contato com Ocidente se tem incorporado grande quantidade de instrumentos, os mesmos que têm sido criativamente adatados às necessidades rítmicas e tonais de cada região do país. As amostras mais evidentes são as numerosas transformações que têm operado na harpa, o violino e a viola na serra peruana.

Demonstração do toque de Carón

O carnaval

E para a minha surpresa lá também tem carnaval, deve ser um pouco diferente do nosso é claro mas deve ser muito bonito de se olhar também. Mas é uma dança que, com variações regionais, é dançado em todo o Peru, especialmente nas zonas rurais de Puno, Cajamarca e a Amazonia. A execução deste baile é realizada em grupos carnavalescos que saem pelas ruas acompañadas pelos seus próprios músicos. As letras das canções, com uma excelente rima, são em muitos casos pícaras, satíricas e muito alegres (acho que deve ser bem parecido com os blocos de carnavais dos anos 50 e 60). Violões, acordeões, mandolinas, tambores andinos (tinyas e tamboriles) e charangos sãos os instrumentos mais utilizados para a sua execução.O encontro do andino com o ocidental tem dado origem em Perú a mais de 1.300 gêneros musicais. Mas dois deles têm ultrapassado o âmbito regional e tem-se convertido em símbolos da identidade peruana: o huayno e a marinera.
Na atualidade continúam a assimilação de novos instrumentos -como sintetizadores, violas elétricas, baterías e harmônicas- e a criação de novos géneros, como a “chicha” ou “cumbia” (lembram da dancinha do Carlito Tevez?), que permitem à música peruana se-abrir a novas influências, para se extender, nacional e internacionalmente, além do espaço reservado ao vernacular. Esta capacidade para a fusão e inovação musical exprime vivamente a força integradora e o caráter dinâmico da cultura peruana.


Ta melhor que o carnaval de Pelotas!

Então é isso pessoal, até o próximo post, acho que é quinta feira!

Junior (Pé)

5 comentários:

  1. Tu tem uma carinha de carnavalesco mesmo que entende tudo de carnaval hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Sei tudo sim, só até o campeão do carnaval de POA de 2009!

    "SOU COLORADO, SOU IMPERADOR.
    É NESSE MAR QUE EU VOU...
    QUE FELICIDADE!!!!"

    Fala de Pelotas que eu fico brabinha!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. valeu kra e para a escola vo de aconpanha seu blog ok

    ResponderExcluir