sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe Suína - Preocupação Mundial

Ai galera,

estou agora aqui me perguntando e caindo na real dessa gripe suína, essa "pandemia", estou buscando informações sobre casos suspeitos no Brasil e no Peru.

Pois é, no Brasil segundo o Jornal Nacional, existem 41 suspeitas, espalhado por vários estados (os mais variados), felizmente nenhum no RS. Mas na América do Sul foi confirmado um caso de uma passageira Argentina, oriunda do México e Panamá, que fez escala no Peru, ou seja, o primeiro caso de Gripe Suína na América do Sul, foi exatamente no nosso destino.


População mexicana assustada

Hoje a tarde o ministro da saúde Peruano, o senhor Oscar Ugarte negou a existência da gripe suína no Peru, conforme matéria abaixo..

"LIMA - O ministro peruano da Saúde, Oscar Ugarte, disse nesta quinta-feira à Reuters que foi descartado o caso de gripe suína da argentina, que previamente havia sido confirmado. "É um caso de influenza tão virulento como outros casos, mas não é (gripe) suína", disse Ugarte. O ministro havia informado na quarta-feira que exames de laboratório local tinham determinado que ela apresentava a nova cepa do vírus H1N1 da gripe suína, que surgiu no México e se disseminou por diversos países. A mulher, de 27 anos, desembarcou na terça-feira em Lima. Ela viajava em um voo da companhia Copa Airlines, que partiu do Panamá com destino direto a Buenos Aires. O avião fez uma escala em Lima depois que a tripulação detectou que a passageira apresentava febre alta e espirrava. (Reportagem de Teresa Céspedes) "


Tomara que essa gripe suína não se propague com os orgãos de saúde e sanitários estão estimando.

Aproveitei também pra me informar sobre a febre amarela no RS, e segundo os especialistas só há necessidade de vacinação para quem habita ou irá para lugares perto de matas, beiras de rios e lagos, pois o mosquito que transmite é o emagogo, o nosso famoso borrachudo. Existem vários postos de saúde da região metropolitana aplicando a vacina, mas atenção, a prioridade é pra quem vai viajar ou mora perto dos lugares de risco, e a vacina só imuniza a partir do 10º dia depois da aplicação.



O mosquito mais uma vez é o vilão

Outro alerta feita pelos orgãos de saúde é para que não matem os bugios, pois ao contrário do que se pensa, ele não é agente transmissor e sim o animal que é o nosso sentinela, através da morte dele é que os sanitaristas tem noção de onde o vírus da febre amarela está.


Não matem o bugio véio gaúcho

Eu e o Pé temos que tomar, essa semana vou fazer a minha, pois para ir para o Perú é obrigatório.

CLIQUE AQUI para ver o informativo oficial do Ministério da Saúde, sobre a Gripe Suína, ou Influenza como está sendo chamada em alguns lugares.




Um comentário:

  1. Pois é meu galo, isso me assustou um pouco também, e a gente acaba pensando se vai atrapalhar da viagem! Mas se Deus quizer não vai passar de um surto.
    abraço

    ResponderExcluir