segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SEGUNDO DIA EM CUSCO - SOROJCHI PEGANDO

Pessoal...

pra falar deste dia em Cusco é necessário uma explicação de como funciona o trânsito peruano. Resumindo é um caos, ninguém respeita direita e esquerda, não há pisca, buzinas são constantes, carros em péssimo estado de conservação, taxis não tem vistoria com certeza, ônibus não existem e sim mini vans que fazem um transporte que envergonharia qualquer clandestino no Brasil. Visto isso o governo peruano resolveu botar em funcionamento um novo código de trânsito e também apertar a fiscalização sobre o transporte público, instituindo novas empresas e também cooperativas de taxis. Só que isso seria bom se não tivesse sido exatamente na terça feira que estávamos por lá, pois no Peru, diferente do Brasil o povo quando não gosta de algo, se junta e protesta de verdade. Como a multa mínima, pra uma infração leve custará 400 soles (266 reais), o povo não achou a medida muito simpática, e resolveram fazer neste dia o PARO DOS TRANSPORTISTAS, não havia taxi nas ruas, vans não podiam trafegar, e nem carros particulares eram numerosos nas ruas, devido aos piquetes e protestos.

Como nesse dia cheguei no auge do meu Sorojchi, até não foi ruim, mas pra quem pagou pra conhecer o Vale Sagrado neste dia, sempre é frustrante. Eu na verdade já tava pedindo água, loco pra não ir, e como o Nicolás já tinha dito que nos avisar se ia sair ou não... e não tinha recado nenhum na recepção do hotel quando retornamos na noite anterior... na verdade tava mal mesmo... O Pé acordou... tomou café e estava pronto pra ir e eu deitado dormindo ainda, quando ele voltou pro quarto e disse que realmente não haveria passeio... Então dormimos até o meio dia, quando o Pé acordou e me colocou uma pilha pra gente poder dar uma volta, almoçar e fazer alguma coisa...

Pra minha felicidade... tive que ir caminhando até a Plaza de Armas, pois os desgraçados dos taxistas também estavam no "paro"... Fui me rastejando, pois pra quem não sabe... a Plaza fica no alto do centro... No caminho paramos numa lancheria de sucos e sandwiches... é sandwiches como escrevem por lá... Chegamos na lancheria... e muito engraçado no Peru... pq ninguém vem te atender como é no Brasil... lá se não chamar os garçons não vem... e nós ficamos nessa.. de tentar chamar... a garçonete não olhava pra gente... até que depois de 15 minutos ela veio... e pra nossa surpresa... com uma bucha de algodão no nariz... tchê a gente riu muito disso.. imagina uma cusqueña com uma bucha de algodão no nariz... numa lancheria... super asseada... hehehehehheh... pedi um Sandwich de Jamon com Queso... que veio mais seco que areia do deserto... e pra meu desespero, nada de coca-cola e sim um sugo de naranja... No final das contas nota 7....

O Pé queria comer alguma coisa melhor... então fomos num meson que fica na Plaza mesmo... com vista pra Catedral e a Igreja da Companhia... ele comeu algo que nem arrisquei a olhar... pois tava meio anojado de tudo...

Ficamos lá um bom tempo, pois dali me permitia olhar o movimento e não precisar caminhar... Depois disso resolvemos dar uma olhada no Museu Inca, mas chegando lah achamos que não era interessante pagar 20 soles pra olhar... depois de um tempo descemos até a calle onde está localizada a pedra dos 12 ângulos e lá além de ver a famosa pedra... conhecemos o chamado guia de Che... o Néstor... pra quem não sabe quem ele é, basta assistir o filme Diários de Motocicleta... diga-se de passagem, se alguém ainda não viu olhe que vale muito a pena...



o Néstor foi guia de Gabriel Garcia Bernal (Che) no filme e falou a célebre frase dos Incas e dos Incapazes... segundo ele isso acarretou alguns problemas pra ele, pois algumas pessoas de lá queria vê-lo morto... foi algo difícil pro rapaz... Mas muito simpático ele...



Na descida da Calle, encontramos uma lojinha com artigos bem legais pra compras, é no mesmo local onde fica a Peru In Foco... a agência do Ricardo... e ali também me ofereceram uma massagem terapêutica... e eu que nunca havia feito... aceitei... pq a maleza era muito grande... uma hora relaxado... já fiquei bem melhor... enquanto eu fazia a massagem o Pé foi dar uma banda... e não nos achamos mais durante a tarde... eu acabei voltando pro Hotel e pra tentar sarar meu mal estar.. deitei de dormi novamente... acordei só no outro dia bem cedo pra ir pra MAPI... mas aí é uma história que conto depois...

Abraço a todos!!!

Um comentário:

  1. Teve que te render a uma massagem... só imagino como tu estava neste dia...

    Tá muito legal o blog.

    Bjs.

    ResponderExcluir