sábado, 1 de agosto de 2009

SAIDA DE LIMA E CHEGADA EM QOSCO (CUSCO)

Acordamos cedinho, pois tínhamos que chegar bem temprano (cedo) no aeroporto, tomamos um café, e fizemos o check out no hotel, ainda estávamos terminando o café e o Pancho (Francisco) já nos aguardava na recepção. Tomamos o caminho do aeroporto, trânsito movimentando demais, pois havia uma garoa fina e como já era segunda feira, os peruanos se movimentavam para ir ao trabalho.

Trânsito mais que caótico, chegamos ao Aeroporto Internacional Jorge Chavez, embarcamos no LAN Perú, e logo estávamos voando sobre os Andes, e como todos já haviam me dito, é inexplicável voar sobre os Andes, lindo demais, com seus picos, geleiras e pequenos lagos, lindo demais, parece grandes picos de chocolate que emergem de um mar de nuvens.


Vista aérea das cordilheiras

Chegando a Cusco, a vista aérea é demais também, pois a cidade fica num vale no meio das cordilheiras, e o avião tem que dar a volta passando muito perto de alguns picos da cordilheira e vindo a alinhar no vale para poder pousar, pois para o lado que se olhe existem somente morros e morros... o comandante ali pelo jeito tem que ser muito braço... mas nosso pouso graças a Deus foi muito tranquilo.

Chegando no aeroporto, já se tem certeza que está em habitat inca total, pessoas com trajes típicos (Nhusta) tocando músicas da região com seus instrumentos tradicionais... (Charango, Bombo e Antaras), pegamos nossas equipages (bagagens) e saímos para procurar nosso transfer até o hotel, onde conhecemos o Nicolás... grande parceria e grande profissional ele... Já havíamos falado com ele por MSN, e tinha nos parecido gente boa... o cara confirmou tudo, nos levou até o hotel, nos providenciou um Mate de Coca... providencial, pois naquele momento o Sorojchi (mal da altitude) já começava a me vitimar.

Entramos pro quarto descansamos um pouco até o fim da manhã e logo saímos para almoçar, como era um pouco cedo ainda, resolvemos ir até a agência Peru In Foco, do grande amigo Ricardo do Hariboll, um brasileiro que mora em Cusco e nos deu várias dicas pra aproveitarmos... grande amigo, gente boa, nos tratou muito bem e nos indicou o restaurante El Tablon de Don Tomaz.


Fonte da Plaza de Armas Cusqueña

Almoçamos um Pollo (arghhhhhhhhhhhhhhhhh enjooei de frango legal gente) a milanesa com papas fritas e eu tomei mais uma vez Inca Cola... A Garçonete apesar de muuuuuuuuuuitoooooooooo lenta, nos atendeu bem e ainda falava português, pois tinha morado em São Paulo durante um tempo... De entrada nos trouxeram Choclo (um milho gigante) muito gostoso, e um milhozinho torrado muito bom, que não sabemos o nome.


Peh metendo um Choclinho

Almoçamos e devido a demora pra vir os pratos tivemos que almoçar correndo e voltar correndo... assim que chegamos no hotel mal deu tempo de nos arrumarmos e nos fomos no passeio da tarde... Visitamos o Templo do Sol (Korikancha), dá pena de saber que a conquista espanhola fez tanta merda... o lugar é lindo onde ainda se mantém a parte original, a genialidade da engenharia inca é impressionante, sem argamassa, só falquejando blocos de granito eles conseguiram faze obras perfeitas que resistiam aos terremotos, seria importante os construtores de hoje olharem melhor esse tipo de construção... Depois visitamos a Catedral de Cusco, e como no nosso grupo haviam alguns espanhóis, começou a ter uma disputa verbal interessantíssima entre o guia (Pró Incas) e os espanhóis (pró conqusitadores)... então guia entrou fundo na história, mostrando a resistência cultural dos artistas peruanos, como a Santa Ceia onde além de ter como prato o Cuy (porquinho da índia assado), o rosto de Pizarro (conquistador espanhol) foi colocado no lugar do rosto de Judas, entre outros... muito bonito mesmo.


Nosso guia Manuel (sabe muuuuito... grande guia)

Na saída de Korikancha, teve uma passagem engraçada, fui tirar uma foto com a menina que estava na frente, achando que era uma lhaminha.. e como há muitos bichos parecidos, eu perguntei... Isto é uma lhama, um guanaco, uma vicunha, uma alpaca.. e ela respondeu... es un carnero senor...


Un cordero Senor


Vista do Korikancha

Visitamos também um circuito pré-inca Saqsaywaman, Qenqo, Pukapukara e Tambomochay... esté último a 3800 metros de altitude... e devido ao ônibus chegar ssó no pé... com 300 metros de subida... para avistar as fontes de onde escorre a água que abastece a cidade de Cusco...



Saqsaywaman



Tamanho das pedrinhas..



Tambomochay, a fonte das águas


Voltamos para o hotel, confesso a vocês que nesse momento já havia sido abduzido pelo Sorojchi... totalmente abduzido.... mas como era necessário conhecer ainda a noite cusqueña tentei me recuperar... banhozinho... e saímos para jantar.. e resolvemos aceitar a sugestão do cara da recepção do hotel.. e mandamos ver uma Dieta (sopa) de Pollo... muito boa por sinal (agora nem posso pensar nisso), e ficamos num barzinho que tinha por lá... muita gente apesar do frio...muito estrangeiro... alguns pra lá de bagdá... eu beber nesse caso nem pensar... tava mais interessado em ficar quietinho... cabeça estourando nesse momento e tendência pro outro dia só piorar...

No próximo... falarei sobre o Paro e o dia livre em Cusco...

Um comentário:

  1. Acho que o mal da altitude foi desculpa... na verdade já estava com saudade de mim... hehehehehe... Eu quero ver cornetiar agora os jogadores quando reclamam da altitude.

    Bjs.

    ResponderExcluir