quinta-feira, 30 de julho de 2009

PRIMEIRO DIA EM LIMA

Eu pela manhã, já fazendo um amiguinho em español

Bom... como era de se esperar depois dessa chegada, estávamos com toda a corda pra curtir Lima, e tínhamos um Citytour marcado para as 9h. Acordamos cedo, por volta das 7:30, havia uma neblina em Lima, o que acredito que seja bem tradicional, tomamos banho e descemos para o Desayuno... o famoso café da manhã... nada demais, normal como no Brasil, sem salsichas nesse dia...

Já no café, como diria a Nega.. fizemos novos amiguinhos... tinha um casal de franceses na mesa ao lado, e um pessoal na outra mesa, para nossa grata surpresa, vimos que aquele espanhol que hablavam, estava mais para o português, e realmente era, um galera de Campinas, que pelo jeito estavam com um pacote bem parecido conosoco (na verdade depois descobrimos que estavam sem pacote, fazendo a trip na raça) só que um dia adiantado. Estavam indo pra Cusco naquele dia já... conversa vai conversa vem, nos indicaram os caras que trocam grana, falaram do tal Distrito de Barranco e no final descobri que um dos caras era Bugrino... torcedor do Guarani... Até brinquei com ele, pois no ano passado o Xavante jogou com o Bugre e havia uma brincadeira pra ver que torcida ia chamar a outra de viado hehehe

Esperamos na frente do hotel a Van que nos buscaria pro passeio, mais ou menos uma meia hora atrasada ela chegou por lá... nos levou até outro ponto do bairro, onde fomos "baldiados" pra um ônibus grande e confortável o LimaVision... num primeiro momento achei que seria um busão daqueles recortados em cima, mas não era... então fomos passando por vários lugares...Huaca Pucclana (sítio arqueológico pré inca), Praça San Martin, Museu Inca, até finalmente a Praça das Armas e o Monastério San Francisco. Lima é uma capital e tanto, a Catedral na Praça das Armas é de tirar o fôlego... assim como as catacumbas em San Francisco... Um aula de história e de como uma cidade abalada por terremotos convive... Falando nisso, uma coisa que sempre chama atenção no Peru é que todos os lugares tem uma placa com a indicação grande de um S, e abaixo diz, área segura em caso de "sismos" (terremotos).

Embaixada venezuelana (e chavizta) em Lima

Praça San Martin

Tecelagem pré-inca

Cerâmica pré-inca

É fogo em Lima

Palácio do governo peruano

Catedral Limeña

Fonte na Plaza de Armas

Voltamos até Miraflores depois do tour e como estávamos passando na beira do Pacífico, resolvemos descer e almoçar no mesmo lugar que jantamos, o Larcomar... fomos até o FKC, que é um lugar onde vende Frango Frito (Pollo... e POllo), se adivinhássemos que o Pollo nos faria tanto mal, não tínhamos começado comendo isso... mas na verdade o Frango estava muito bom... e barato pra variar.. pagamos menos de dez pila cada um e eu ainda tomei Inca Cola (tem gosto de chiclé... é muito bom até o terceiro dia heheh)... depois do almoço contabilizamos o tempo que tínhamos para as duas atividades que queríamos fazer.

A primeira atividade era um sonho antigo que eu tinha... muito antigo mesmo... me molhar nas águas do oceano pacífico... agora pra completar a triologia falta o Índico e vou buscar isso... Então pedimos informação de como descer até lah, pois existe uma diferença de altura de uns 50 metros... disseram que a 5 minutos de caminhada do Larcomar havia uma descida de escadas... mas caminhamos 100 metros e descobrimos uma descida até lá... na verdade desativada desde o último tremor... murada e tudo, mas como o segurança do Larcomar nos incentivou (acho que ele queria ver brasileños se dando mal) nós resolvemos ir... ele disse que o muro é feito para que los chicos (os pequenos) não passem por ali... Bom mas fomos descendo aos poucos.. escadinha, bonitinho... até os primeiros 20 metros... depois um caminho tapado de pedregulhos e de difícil acesso... passamos um pouco de trabalho... mas chegamos até embaixo... Numa praia chamada Costa Verde (que depois descobrimos que é pouco frequentada pela violência do local).

Caminho tortuoso esse ai...

Chegando a beira do Pacífico... tirei os tênis... tirei as meias e fui... e não é que o Pacífico fugiu... cada vez indo mais pra trás... e eu fui indo mais pra dentro... só que quando ele veio gente... não deu tempo de voltar.. e eu que queria molhar só os calcanhares no máximo... molhei até a metade das coxas, como vcs podem ver no vídeozinho que está abaixo... além da minha cagada... a risada do fdp do Peh é impagável hehehehe

Bom um pouco Pacificado (se me permitem usar o termo)... resolvemos voltar.. com calça molhada hehehe tentamos pegar taxi na beira mar... mas taxi nenhum parava... ainda nãos sei se pq ali é violento... ou se pq estava molhado... o certo é que um parou.. perguntou pra onde íamos e não quis nos levar, isso mesmo, no Peru os taxistas decidem quem será passageiro... o preço é bom... mas só levam pra onde e quem querem. Logo depois pegamos um taxi e fomos até o centro de Miraflores... Precisavamos cambiar, e resolvemos seguir a dica dos campineiros em nosso hotel.

Chegando no centro logo identificamos os caras, usam um colete verde com um $ gigante, e pasmem minha gente... tem milhares de dólares nos bolsos e milhares de soles nos outros... trocam dinheiro em praça pública, como se estivessem na praça da Alfândega em POA ou na Cel. Pedro Osório (pra quem está em Pelotas), uma coisa surreal, imaginem, aqui nem tinham mais calças. Mas lá é um sucesso, são credenciados e tudo.. o Money Exchange deles é bem mais evoluido que o nosso e não cobra 3% de comissão.

Trocamos grana, fomos até o hotel, eu tomei um banho (de agua doce dessa vez hehehe) e fomos ao nosso segundo destino... Estádio El Matute, do Alianza Lima, jogo contra o San Martin, pelo Campeonato Peruano. Pra quem só havia conhecido San Isidro e Miraflores... a imagem real de Lima é um pouco diferente... Nos bairros mais pobres devido a escassez de chuva, as casas não tem telhado... e na sua grande maioria possuem ainda os vergalhões como se fossem esperas pra continuar a obra, como se fosse uma cidade em reconstrução... e bem pobre... o bairro em que se realizaria o jogo é La Vitória.

Chegando no jogo percebemos o poder dos cambistas no mundo, o jogo estava ainda "vazio" e não havia mais ingressos pra vender na bilheteria, tivemos que desembolar 30 soles (uma das coisas mais caras que pagamos) porque o tiozinho que nos vendeu cobrava la su propina para vermos o jogo... Jogo bommmmmmmmmmmmmm, tipo Academia do Morro X Bom Jesus, Alambique X Obras ou São Geraldo X Liberal...horrível... tinha um cara que era uma mistura de Obina com Junior Baiano (pegando só o que os dois tem de ruim... o que eles tem de bom???), terrível o nível do futebol... A torcida dos Negritos (O Alianza no Peru é o time dos Negritos) é show de bola... cantavam músicas bem legais... "onde tu for eu te seguirei... Nunca te abandonarei"... Mas apesar de pressionar o tempo todo.. tomou um gol no único ataque do San Martin (falando nisso gremistas... o San Martin é horrível hehehehe mudei de time.. sou Alianza agora.. Los negritos.. sabe como é neh.. xavante... inter)...

Bandeira gaúcha marcou presença no El Matute

Voltando de lá... pegamos um taxi.. o taxista se perdeu total... Pq diziamos que queriamos ir na praça de Miraflores e o nome correto é Óvalo... confusão resolvida.. ele não aceitou o pagamento com uma moeda que tinha por dizer que era falsa... mas depois passei adiante neh.. assim como várias notas que pegamos... Fomos dar uma passeada por Miraflores, nos indicaram um local chamado Calle de las pizzas... até lá fomos...chegando até o local... é um ruazinha estreita com vários restaurantes, onde os garçons e garçonetes te abordam firme pra te levarem pro restaurante deles... passeamos um tempo por lá e notamos que várias meninas nas mesas eram muuuuuuuuuuuuuuiiiiiito simpáticas hehehehe, como as meninas nunca foram tão legais assim comigo.. achei num primeiro momento que o Peru era o país mais simpático do mundo hehehehe, mas como sou cria do garrão do continente... olhei melhor e vi que se tratavam de profissionais que ali estavam... diga-se de passagem muito bem disfarçadas... nem parece... mas é que nem DENOREX (pra quem não lembra.. parece mas não é)... pois é.. elas ficam ali até o horário que as "casas" abrem... depois descobrimos que no Peru as gurias não são permanentes nas casas como normalmente é no Brasil... elas são itinerantes e a calle das pizzas por ser um lugar de muitos turistas, é um bom lugar pra os horários de "folga"...

Bom nesse lugar, conversamos com uma garçonete (que hablava.. sim hablava português) que falava um portunhol... quando fomos abordados por um cara que foi falando em gauchês corrente... bah meu... o carinha ali conversou um tempão com a guria e descobriu que era uma PUTA hehehehhe, caimos na risada... os caras de POA e Taquara... um deles que já morou no Peru um bom tempo e os outros que estavam lah pra surfar... estavam indo pras praias peruanas... gauchada da melhor qualidade... só com um defeitinho pra uma tarde de grenal que o inter perdeu... eram gremistas hehehehe... ô azar... demos muita risada... o Peh descobriu que um deles era vizinha de praia dele e outro era amigo de um grande amigo dele... o mundo pequeno...

Comemos um llomo (carne) a milanesa e quando já estavamos indo embora... apareceu um outro brasileiro (na verdade um coreano criado no Brasil), oriental... e que em meia hora de conversa... disse que era dono de empresa de pescados, de uma importadora e de um restaurante em Santos e em menos de um mês de Lima, tinha dez namoradas e conhecia como funcionava a calle de las pizzas e o tráfico de drogas do local... como estávamos sem fazer nada acreditamos em TUDO... mas ficamos mais que desconfiados... devido ao adiantado da hora, achamos melhor ir embora... mais que desconfiados e olhando pra tras umas dez vezes.. é.. nem só de sonhos vive-se quando é turista.. "Yo no creo en las brujas; pero que las hay, las hay"...

O próximo post... ida pra Cusco... Korikancha, Catedral, Saqsayuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomochaye e noite na plaza de armas cusqueña.

Até...

1. Dei muita risada neste vídeo... comecei a a rir antes de vir a onda e molhar o Roger... e arisada do Pé que é melhor... Parece mais uma uma das nossas aventuras de férias com o Bodão... pareceia os argentinos tomando banho em Taquaras - SC hehehehehehhe