segunda-feira, 27 de abril de 2009

Curiosidades 1 - Vão comentar ou não?

Gente...

A partir de hoje, estarei falando de algumas curiosidades do Peru... (não... não do meu Peru... curiosidades sobre o Peru), mas antes disso vou ter que cornetiar meus grandes amigos que visitam esse blog... vários e vários me dizem... poxa legal tô acompanhando o blog, aí fico feliz e venho ver o que escreveram... e caio num silêncio danado... Poxa gente.. comenta aí e dá uma força pra mim e pro Pé... é só colocar lá embaixo em "contas do google" e colocar a mesmo usuário e senha do orkut... (bom o Carlos Winkler é o único liberado de não comentar.. sei que ele não tem o tal Yokurtes hehehehe) Saudades do meu amigão e grande colega de trabalho do SENAI.

Mas depois da corneta (falando nisso a fase anda tão boa no Beira-Rio que os caras esses dias tavam falando assim... Porra.. o que que tão canto hino Rio-grandense hehehehe... os caras metendo corneta no hino... ô coisa boa... será que eles tão com saudade do Claiton e do Nando Lambada) vamos falar um pouco das curiosidades que falei acima....

Teve um dia que me deparei com uma foto de um nativo de Cuzco, com aquele animal típico da região... só que como uns chamam de Guanaco e outros de Lhama, resolvi pesquisar, para tirar minha dúvida e fiquei mais na dúvida ainda, andei olhando alguns blogs com posts sobre isso e achei o Retrato do Peru... muito bom site que fala o seguinte..

Aquele animal peludo, aparentado com o camelo, que vive nos Andes é uma lhama, um guanaco, uma alpaca ou é uma vicunha? E a resposta correta é todos.. sim todos habitam por lá e as diferenças são poucas, vamos a elas!

Lhama



É um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos. Tem pelagem longa e lanosa, foi domesticado pelos incas para transporte de carga, produção de lã, carne e couro. A lhama é conhecida pelo seu estilo calmo, porém pode se irritar facilmente. Foi considerado o oitavo animal mais irritável do mundo, pelo Animal Planet. Assim como os camelos, costumam largar cusparadas fétidas em seus desafetos. Todo cuidado é pouco. Mede de 1,40 m a 2,40 mde altura, alimentam-se de capim e mato.


Guanaco



Tem pelagem mais curta, pode passar quatro dias sem água e vive em grandes alturas, próximas aos 4.000 metros. Habita principalmente o Peru.


Alpaca



É estreitamente aparentada com o Lhama, habitando principalmente do norte argentino. É menor, tendo uma pelagem mais longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia (Andes), para o aproveitamento da lã.


Vicunha



É o menor dos camelídeos andinos chegando no máximo a 1,30 m de altura e podendo pesar até 40 kg. Sua pelagem é muito fina e tem alto valor comercial (batiza uma fábrica de produtos exteis no Brasil); por esse motivo, esteve à beira da extinção. A população de vicunhas, que chegou a ter apenas 25.000 exemplares, hoje chega a quase 170.000 (aproximadamente 100.000 no Peru), crescendo em média 8% por ano.


Existem outro animal diferente é a viscacha, um roedor típico dos Andes. Vive escondida na vegetação rasteira. Parecida com um coelho de rabo longo, pertence mesmo à família das chinchilas.



To postando aqui e vendo o CQC... cara... é bom demais.. quem não viu olha que o trosso é bom demais...



Abraço a todos


8 comentários:

  1. EM TEMPO... TEMOS COMUNIDADE NO ORKUT E USUÁRIO TAMBÉM HEIN GALERA!!!

    ResponderExcluir
  2. O Meu, vai rolar um churras de carne de Lhama em Machu Picchi!!! Com direito a salada de folhas de cóca!!
    E para beber "INCA COLA!" ahahaha, pior é que tem isso para beber lá

    ResponderExcluir
  3. aham e é da Coca-Cola essa Inca Cola aí.. se for boa vou trazer um fardo de 6 garrafas de 2l que nem eu trago Biri Tutti Fruti lá de Pelotas hehehe a Nega vai ficá loca!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal estas curiosidades, toda esta pesquisa enriquece ainda mais a viajem.

    Por curiosidade, sabe qts Km dá de POA até Machu Picchu?

    ResponderExcluir
  5. Não sei, mas vou pesquisar e te dizer... fica frio!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço uma guria que parece uma Alpaca! Sério! hahaha...o texto do blog tá otimo, querido! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. oii pessoal,eu tambem conheço uma pessoa parecida com uma Alpaca!!hehe!!
    E mano veio acho melhor nao comentar sobre o teu peru mesmo,porque se nao da motivo de eu comentar tambem!!! Bjos!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir