quinta-feira, 23 de abril de 2009

PUNO - Na margem do Titicaca

Ai gurizada..

Essa semana tem sido difícil pra mim, no domingo a noite meu avô teve um AVC e encontra-se internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, hoje estou indo pra lá pra ajudar a família, a história desse senhor chamado Alcides Soares é muito bonita, passou muito trabalho na sua infância, quando com 12 anos ficou orfão de pai e teve que administrar a vida de sua família, trabalho muito em lavouras de arroz, passou fome, frio, sofreu preconceitos, mas mesmo assim conseguiu criar 8 filhos, tem 12 netos e alguns bisnetos... Orgulha-se muito de ser um gaúcho autêntico e sempre tem uma doce palavra e uma linda e engraçada história pra contar. Espero que a vontade de Deus se faça da melhor maneira possível... Mas saiba Vô Alcides... Nós todos te amamos muito e sempre estamos contigo... Tu é o nosso exemplo de vida a ser seguido.


Seu Alcides e mais um dos seus sábios conselhos.

Mas apesar de tudo, continua a vida e aqui vou falar de Puno e o Lago Titicaca...

Puno é uma cidade do sul do Peru, capital do departamento de Puno e da província de Puno. Tem cerca de 117 mil habitantes. Fica na margem do Lago Tititica e por esse motivo é um dos pontos turísticos mais procurados do Perú.

O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina. Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m. Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.


Lago Titicaca e o azul de suas águas.

O Titicaca é interessante pela população vivendo nos Uros, nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru.



As impressionantes ilhas flutuantes feitas de junco.

Segundo a lenda andina, foi nas águas do Titicaca que nasceu a civilização inca. O "deus Sol" instruiu seus filhos para procurarem um local ideal para seu povo. Diversos sítios arqueológicos podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povos uros, descendentes dos incas. Eles vivem, em geral, da pesca e da agricultura às margens do lago.



Os povos Uros e seu artesanato.

Pessoal... nos próximos posts estarei falando de curiosidades desse "mundo" chamado PERU.

Até segunda.

Abç.

3 comentários:

  1. É irmão! A vida sempre nos reserva coisas que sabemos que elas vão acontecer mas nunca nos preparamos e não aceitamos quando elas acontecem! Infelizmente eu sei disso!
    Mas o Vô Alcides esta fazendo exatamente o que ele veio fazer, e agora tudo depende da vontade do nosso Senhor.
    As vezes achamos que ele é egoista e nos leva pessoas especiais e as leva para o seu lado.

    Tenho orado todos os dias pelo Vô, e sei que o que vier a acontecer vai ser o melhor para ele e para todos nós!!

    Força Vô, mas mais importante, FORÇA ROJÃO! E FORÇA FAMÍLIA SOARES.

    ResponderExcluir
  2. eh a vida nos prega peças,sempre pensei que isso nao iria acontecer contigo vô!!! Mas digo uma coisa:isso nao vai fazer com que os teus ensinamentos e seu estilo de ver as coisas se acabe!! Seus causos e sua historia de vida vao estar presentes sempre enquanto aquardamos a sua recuperaçao , estamos todos esperendo seu retorno!! DEUS sabe o que faz!!!Que nesta hora tao dificil para todos que tenhamos a sabedoria de tomar as descisões certas!! Somos SOARES e nao nos entragamos sem lutar!!!

    ResponderExcluir
  3. ey...
    eu fiz um trabalho..
    sobre esse pontuuu!!!

    ResponderExcluir