sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mais LIMA e uma bicadinha no Chá de Cóca!

É aquela coisa, quando se está com quase tudo pronto para viajar os curiosos começando a pesquisar sobre os locais que vão visitar, e claro que o besta aqui não seria diferente.

Como se começa a pensar no que levar tem que dar uma olhadinha no clima, para ver se é frio, quente, escaldante, se chove etc etc etc.

Então descobri que o tempo é quente no verão e morno no inverno, Lima possui uma variação de temperaturas muito pequena. No verão, as temperaturas podem superar 27°C, e dificilmente são mais baixas do que 20°C. O mês mais quente da cidade é fevereiro, com uma média de 24°C. Já no inverno, a variação é menor ainda: somente 4°C(isso em setembro, porque em julho e agosto é de 3°C). “é bem a época que vamos!”

O que infuencía muito nisso é a localização próxima ao mar e o vento de oeste. As máximas médias não superam 19°C e podem cair até 15°C em setembro, mês mais frio da cidade. As primaveras são um pouco mais frias do que os outonos.

Localizado ao Oeste da Cordilheira dos Andes, Lima é uma cidade que não costuma receber chuva, mas possui muitos dias nublados, então a umidade relativa do ar é alta durante todo o ano, principalmente no inverno. A falta de chuva acontece por sua localização próxima à Cordilheiras dos Andes. As nuvens não estão a uma altitude alta o suficiente para passar pela Cordilheira. Apesar de não haver altitude ao Oeste, o vento não vem por aquela direção, porque uma corrente marítima impede as nuvens de chegaram a Lima. No inverno, já chove mais facilmente, porque pode haver uma massa de ar frio do Sul que traz nuvens carregadas, apesar de ser bem raro, pois Lima se localiza próximo a Linha do Equador, e as chuvas geralmente são muito fracas. Há muitos anos não chove na cidade de Lima.


Perguntinha que a maioria das pessoas fazem quando sabem que estamos de malas prontas para o Peru.

VC VÃO TOMAR O CHÁ DE COCA?

Eu respondo que sim, que até é recomendado pelos médicos por ser um vasodilatador que faz amenizar os efeitos da altitude, que não há nenhuma contra indicação.

CUIDADO PARA VCS NÃO SE VICIAREM HEIN?

Eta povo boca aberta, chá de coca não tem nada a ver com COCAÍNA, a folha da Coca é utilizada para fazer os dois, mas não produtos totalmente diferentes.

Então descobri que por seus valores nutricionais e medicinais, a coca é cultivada há séculos pelos povos indígenas da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Usada para aliviar a fome e a sede, para combater o sono e os efeitos da altitude, a folha é também utilizada em rituais para adivinhar o futuro e fazer oferendas aos deuses.




Apesar de a coca ser perseguida por ser a matéria-prima da cocaína, a ciência descobriu que na seiva de suas folhas existem mais de dez substâncias alcalóides, sendo que a cocaína propriamente dita constitui menos de 1% do total de alcalóides. Segundo pesquisas realizadas por farmacêuticos da Universidade de Caldas, na Colômbia, se ingerida na forma natural, a folha não produz toxicidade nem dependência. Atua como estimulante leve, melhora a atenção e a coordenação de idéias. Como se fosse um café concentrado.

Por que então este preconceito contra a coca?

Não é praticamente o mesmo efeito do tão famoso CAFÉ?



Ivo Junior (Pé)

4 comentários:

  1. Peraí.. Chá de Coca e Cocaína não são a mesma coisa???? Puta merda.. e eu achando que ia ficar da hora e ia deixar de se caretão... Putz hehehhehe

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário no meu blog! Engraçado que estamos fazendo o mesmo, só qe ao contrário...Machu Picchu está incluso no nosso próximo roteiro! Vcs poderão nos ajudar muito...quanto a Ushuaia, se precisarem de qq coisa, é só gritar! Vou acompanhar o blog...

    ResponderExcluir
  3. Eaee gurizada... muito tri a iniciativa de vcs!!!! Assim viajamos juntos... hehehe.... alias, a melhor forma de entender o mundo e de se conhecer realmente eh viajando, enfrentando desafios, conhecendo novas culturas, formas de vida e dificuldades! Aproveitem bastante este viagem, pois além tudo, estao indo para um pais fascinante e muito mistico!!
    Grande abraço pros dois!!!
    Gud

    ResponderExcluir
  4. Cara, estou tomando cha há 02 meses todo dia, devido problemas respiratorios que tenho e vou falar o que sinto no corpo: moleza,corpo, dor de cabeça, lezera, um sintoma que vou usar uma palavra bem chula, Grogue. Rsrs acho que deu para resumir.

    ResponderExcluir