sábado, 18 de abril de 2009

CUZCO - Não... não é meu cachorro!!!!

Gurizada Buena...


Vou falar de Cuzco... e não é o Sheep, aquele poodle vileiro que eu tenho... é tenho um poodle sim.. mas é mais maloqueiro que muito vira-lata que vocês possam conhecer... quem já conhece sabe do que to falando... é chinelo, escorado, vagabundo e matreiro... resumindo um baita CUZCO BAGACEIRA!!!


Olha o maloqueiro tirando mais uma soneca na cama do Mikiba

Mas o Cuzco em questão não é esse... é a cidade de Cuzco.. talvez a cidade mais fantástica da América do Sul, quiçá (sabia que um dia essa palavra ia entrar num texto meu) do Mundo.


Cuzco (Cusco, Qosqo ou Qusqu) é uma cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com população de 300.000 habitantes. Cusco é uma cidade muito alta ( com 3400 metros altitude). Seu nome significa "umbigo", no idioma quíchua. Era o mais importante centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu, ou Império Inca.


Habitante de Cuzco com sua Lhama (ou seria um guanaco?
Ou Alpaca? Ou Vicunha?... Isso é assunto pra outro post, em breve).




Foi a capital e sede de governo do Reino dos incas e seguiu sendo ao iniciar-se a época imperial, tornando-se a cidade mais importante dos Andes. Esta posição lhe deu proeminência e a converteu no principal foco cultural e eixo do culto religioso.
Em 1933 o Congresso de Americanistas realizado na cidade de La Plata, Argentina declarou a cidade como "Capital Arqueológica da América". Posteriormente, em 1978, a 7a. Convenção de Prefeitos das Grandes Cidades Mundiais, realizado na cidade italiana de Milão declarou Cusco como a "Herança Cultural do Mundo". Finalmente, a UNESCO em Paris, França declarou a cidade e especialmente seu centro histórico como "Patrimônio Cultural da Humanidade" em 9 de dezembro de 1983.



Plaza de Armas

Desde os anos 1990s, a atividade turística tomou um especial papel na economia da cidade com a consequente ampliação de atividades hoteleiras. Atualmente Cusco é o principal destino turístico do Peru. Cusco se expande pelo vale que forma o rio Huatanay e pelos montes vizinhos. Seu clima é geralmente seco e temperado. Tem duas estações definidas: uma de secas entre abril e outubro, com dias ensolarados, noites frias e temperatura média de 13 °C; e outra chuvosa, de novembro a março, temperatura média de 12 °C. Nos dias ensolarados a temperatura alcança 20 °C.


Calle Hatum Rumiyoc

Queria agradecer aqui as diversas mensagens e questionamentos que tenho recebido dos meus amigos, felizes porque iremos fazer esta viagem e que sabem o quanto isto significa, a felicidade de vocês, me deixa orgulhoso de ter amigos assim. Fiquem sabendo que se sou o que sou é por causa de vocês. Os irmãos que escolhi.

Por essas coisas da vida, descobri um Provérbio Inca, que pode explicar um pouco de mim, e as minhas atitudes durante toda a minha pequena (30tão já) existência...


"Existem três caminhos: o certo, o errado e o do coração.
O caminho certo nem sempre é o certo;
O caminho errado nem sempre é o errado;
O caminho do coração é sempre o caminho do coração.
Portanto siga seu coração."


Pra não deixar passar um videozinho de tirar o ar... Machu Picchu 360º.



Abraços e até quinta...


4 comentários:

  1. Até o Sheep está feliz com a tua viagem... assim ele vai poder dormir... o coitadinho nem dorme direito hehehehehehe.
    Não vai esquecer dele... traz um presentinho para o nosso "filho".

    ResponderExcluir
  2. O Cabeção!!! Tu Não está postando muito rápido não? eu postei na sexta e tu no sábado!

    ResponderExcluir
  3. Cara... Eu postei na verdade no domingo, mas é que o horário do blog é pelo seu servidor (que fica fora do Brasil) portanto podes ver que quando tu posta o horário é bem inferior ao que tu está colocando o pot.. Fuso horário queridão!!!

    ResponderExcluir
  4. Pra dizer bem a verdade dá 4h de diferença... acredito que o servidor seja em algum lugar do EUA. Provavelmente em Reno - Nevada - Sede da google.

    ResponderExcluir